O que pode ser a dor na sola do pé e o que fazer

Saúde - 24 de julho de 2020

Os nossos pés nos carregam de cá pra lá todos os dias. No entanto, não pensamos nisso até que eles comecem a doer e tudo o que queremos é aliviar essa dor. Para escolher o tratamento certo, você precisa conhecer o problema, saber onde sua dor está localizada.

A dor na sola do pé é muito comum e afeta atletas e praticantes de atividade física, mas também ocorre em pessoas menos ativas. A sola do pé se estende da base dos dedos até o calcanhar e tem um papel importante em qualquer atividade que você faça em pé. 

A sola do pé ajuda a absorver o choque, a suportar peso, criar equilíbrio, estabilizar o movimento e adaptar-se às mudanças de terreno. A dor na sola do pé pode ser mais próxima aos dedos — na bola do pé —  ou no calcanhar. Veja neste artigo o que pode ser a dor na sola do pé e o que fazer.

O que pode ser a dor na sola do pé

Dependendo da causa, a dor na sola do pé pode ser pior ao caminhar, permanecer de pé ou nas atividades físicas. Pode ser mais intensa pela manhã, ao acordar, e ir melhorando com o passar do dia.

Dor no calcanhar

Se a dor estiver localizada no calcanhar, pode ser fascite plantar — uma irritação ou inflamação da faixa de tecido que conecta o osso do calcanhar aos dedos dos pés. Geralmente, dói pela manhã quando você sai da cama e pode ser no calcanhar ou no arco do pé.

Tratamento:

  • Repouso, descanse seu pé; 
  • alongamentos dos músculos do calcanhar e dos pés;
  • analgésicos;
  • sapatos confortáveis e anatômicos.

Outra causa de dor no pé é o esporão de calcâneo — um crescimento anormal de osso na parte inferior do calcanhar, devido ao uso de sapatos errados, má postura ou lesões em corridas. Pode doer quando você está andando ou em pé, mas muitas pessoas os têm e não sentem dor. 

Dor na sola do pé

A dor na sola do pé pode ocorrer se você tiver uma lesão nos músculos, ligamentos ou tendões do pé. No entanto, acontece também devido a problemas estruturais agravados por ganho de peso, envelhecimento, estresse físico, entre outros.

A causa mais comum de dor na sola do pé também é a fascite plantar, uma das queixas ortopédicas mais comuns. É causada por inflamação, uso excessivo ou lesão na fáscia plantar — o ligamento que liga a frente do pé ao calcanhar, como vimos acima.

Quem tem fascite plantar pode sentir dor e rigidez no calcanhar e na sola, que geralmente é pior ao acordar e se torna mais dolorosa após atividades prolongadas em pé. 

Tratamento:

A indicação de tratamento é usar sapatos confortáveis ou obter inserções para proporcionar conforto e apoio adicionais ao pé, com palmilhas ortopédicas. Fazer alongamento também ajuda a aliviar a dor.

Em caso de persistência da dor, consulte um médico ortopedista

Restou alguma dúvida sobre dor na sola do pé? Deixe nos comentários.

COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF