Evite a lombalgia
Também conhecida como lumbago ou dor lombar, a lombalgia é a dor na parte inferior das costas próximo da bacia e pode se estender até a face posterior (atrás) das coxas. Tratar esta dor é muito importante para a qualidade de vida de quem sofre com a popular dor nas costas.
Fisioterapeutas apontam o sedentarismo e má postura corporal (no trabalho, em frente ao computador, ao falar no celular, em atividades físicas mal orientadas e até mesmo em momentos de lazer, como as principais causas da dor lombar.
Como prevenir a lombalgia
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 8 em cada 10 pessoas sofrem com a lombalgia. Esta é a segunda dor mais comum em todo o mundo, ficando atrás apenas da dor de cabeça.
Nos próximos parágrafos, vamos apresentar algumas dicas simples para a prevenção da lombalgia.
Pratique exercícios físicos
Escolha terrenos planos e realize treinos adequados à sua condição física e necessidades, aumentando a intensidade e a frequência gradativamente. A atividade física serve para estabilizar e fortalecer a coluna, contribuindo para a prevenção de dores.
Fortaleça a musculatura das costas
Muitas pessoas acreditam que fazer musculação pode agravar o quadro de lombalgia. PNo entanto, um estudo publicado no Journal of Strength Conditioning Research, mostra que a musculação é sim indicada para os que sofrem com essa condição.
Essa atividade, além de apresentar resultados no alívio da dor, ajuda a queimar gordura e melhora a capacidade funcional. A prática de pilates, com o acompanhamento de um profissional fisioterapeuta, também é uma ótima alternativa para fortalecer as costas.
Adicione o alongamento a sua rotina
Você pode prevenir a lombalgia praticando exercícios de alongamento. Mesmo que você não seja fã de esportes, o alongamento pode ser incorporado à sua rotina. Para os praticantes de atividades físicas, o alongamento é parte fundamental do treino.
O alongamento relaxa a coluna e músculos, ajuda a corrigir a postura e previne dores e contusões. É também uma prática indicada para quem passa muito tempo sentado, em frente ao computador. Mas fique atento: é importante alongar sempre respeitando os limites do seu corpo.
Sessões de fisioterapia
Para quem já sofre com a dor, o tratamento fisioterapêutico oferece diversas opções para melhoria do quadro clínico. Sessões de alongamento, massagens para relaxar os músculos e correção postural através de exercícios, são algumas alternativas para eliminar a causa da dor.
O uso de aparelhos e equipamentos térmicos como ondas curtas, ultrassom, estimulação elétrica transcutânea e laser podem ser usados em conjunto com outros tratamentos, para combater a inflamação e trazer alívio.
Coletes ortopédicos
Caso ache necessário o fisioterapeuta poderá indicar o uso acessórios ortopédicos durante o tratamento do seu paciente.
Esses acessórios também são recomendados em diversos casos. Para pessoas que necessitam carregar muito peso, que passam muito tempo sentadas, manter o tronco ereto, entre outras funcionalidades.
Em casos de dor lombar intensa, o médico poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou anti-inflamatórios. Lembre-se, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional capacitado na hora de tratar dores lombares.
Gostou desse artigo? Deixe um comentário!
COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF