O que é EPI’s e quais são os mais comuns?
O EPI é um dispositivo individual para proteção do usuário de risco que pode ameaçar sua segurança e saúde.
Há certas funções que precisam de EPI para serem realizadas. Com eles é possível garantir o mínimo de segurança ao trabalhador para que o exercer de suas funções sejam boas.
Quando sabemos o quanto são importante conseguimos proporcionar um ambiente de trabalha mais seguro.
A fiscalização do uso desses equipamentos vai além de uma obrigação legal, é como uma responsabilidade com a vida, saúde e a integridade do funcionário que desempenha funções mais perigosas.
Entendendo a importância do EPI dentro da sua empresa, agora é hora de falar sobre os principais tipos, e um breve resumo sobre eles. Confira:
Luva de proteção individual
As luvas são as mais utilizadas e nos mais diversos ambientes de trabalho, mas em especial o setor de construção civil, açougues e fábricas.
As luvas podem ser produzidas de diferentes materiais, isso depende muito das ferramentas que o funcionário vai utilizar durante o trabalho. Objetivo para utilizá-la é proteger as mãos e dedos de cortes, perfurações e atritos.
Abafador de ouvidos
Você já deve ter notado que os trabalhadores de aeroporto utilizam esses abafadores, pois esses profissionais são expostos ao contato com ruídos incômodos que podem impactar sua saúde.
Além dos aeroportos, é extremamente importante que essa utilização aconteça nas fábricas, indústrias e campos de trabalho com explosões e ruídos frequentes. O objetivo dos abafadores de ruídos é reduzir o contato com o barulho e evitar a perda de audição do usuário.
Capacete de proteção
Outro tipo de EPI muito comum e versátil, e que pode ser utilizado em diferentes tipos de profissão, é o capacete de proteção. Ele é utilizado desde operações de instalações de circuito elétrico até ambientes com riscos de quedas ou pancadas.
O capacete serve para proteger a cabeça como um todo, e assim garantir a segurança e a integridade das partes mais importantes do corpo. O objetivo dos capacetes de seguranças é evitar casos de traumatismos e até salvar a vida do usuário.
Botas de segurança
As botas também são comuns e estão presentes nas mais diversas funções, como por exemplo dentro das cozinhas industriais até mesmo em obras civis. Muitas botas contam com solado antiderrapantes e aderentes ao solo, evitando então quedas e lesões ao colaborador.
O objetivo da bota é a proteção e a prevenção de quedas, perfurações e cortes no membros inferiores, em especial os pés e os dedos.
Além desses contamos com mais uma lista de EPI’s, como:
- Protetor facial
- Cintas de seguranças
- Viseiras
- Óculos
São muitos os casos em que o empregado diz não se acostumar com os EPI, ou até mesmo dizer que eles incomodam no momento do trabalho, e deixam de utilizar correndo o risco de se machucar.
Nesse caso, empregador tem o poder diretivo e obriga o empregado a utilizar o equipamento, em caso de negação do uso, é totalmente aceitável advertência e suspensão num primeiro momento, e havendo a possibilidade de se tornar justa causa.
Os EPI’s estão à disposição de todos os colaboradores que exercem funções mais perigosas. Toda prevenção é importante!
Conte com a GLC Ortopedia para dar a segurança necessária aos trabalhadores da sua empresa.
COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF