Dores nas articulações no período de gravidez
É comum sentir dores nas articulações no período da gravidez. Cerca de 50% das mulheres grávidas relatam esse desconforto, sendo tornozelos, joelhos, quadril e a coluna as regiões mais afetadas.
Durante a gestação o corpo da mulher passa por uma série de modificações para se preparar para o parto. Essas mudanças somadas ao ganho de peso, causam um aumento da sobrecarga nas articulações, gerando as incômodas dores.
Causas das dores durante a gestação
Este quadro é formado por uma combinação de fatores. Alguns deles são comuns entre todas as gestantes, porém fatores externos e predisposições genéticas podem agravar a da dor nas articulações durante este período.
Hormônios
Já no primeiro momento da gravidez, ocorrem alterações hormonais que irão modificar o corpo da mulher mês a mês. O hormônio relaxina passa gradualmente a ser produzido em maiores quantidades, preparando o corpo da gestante para o momento do parto.
Esse hormônio é responsável por deixar os músculos, tendões e os ligamentos mais relaxados, permitindo que o bebê se acomode corretamente durante a gestação e facilitando a saída do bebê na hora do nascimento.
Apesar de ser de extrema importância para um maior conforto durante a gravidez, ele acaba deixando as articulações menos estáveis, o que pode provocar a dor.
Aumento da massa corporal
Com o avanço da gravidez, grávidas têm um aumento de peso que varia entre 10 e 15 kg. Esses quilos extras, acabam sobrecarregando as articulações. Esse aumento da carga física gera um stress maior sobre a coluna, quadril, joelhos e tornozelos, agravando os sintomas.
Esse quadro pode ser ainda mais grave em gestações onde há um maior ganho de peso, como é o caso da gestação de gêmeos, por exemplo, onde a mulher ganha em média 6 kg a mais do que em uma gestação única.
Retenção de líquido
A retenção de líquido durante a gravidez é um dos desconfortos mais comuns e típicos da fase gestacional. O líquido acumulado pode comprimir alguns nervos nas articulações e provocar dor especialmente nas extremidades do corpo, prejudicando também a mobilidade dos dedos.
É fácil identificar esse acúmulo, já que os membros ficam inchados, porém é possível evitar ou amenizar os desconfortos da retenção de líquido na gravidez. Alguns cuidados na rotina podem fazer com que os sintomas sejam reduzidos ou até mesmo que não ocorram, como beber muita água.
Outros fatores ligados a predisposição genética como o reumatismo e a síndrome do carpo também podem agravar as dores. Exercícios físicos em excesso, no terceiro trimestre da gestação também podem causar complicações ao quadro.
Dicas para evitar as dores durante a gestação
Alguns cuidados simples, acrescentados ao dia a dia, podem ajudar a aliviar e evitar o desconforto:
- Praticar alguma atividade física com orientação de um profissional.
- Beber no mínimo 3 litros de água por dia.
- Adotar uma alimentação balanceada rica em vitaminas e minerais;
- Evitar alimentos e bebidas que causam desidratação como café, chá mate, guaraná, refrigerantes e chocolate.
- Evitar ficar por longas horas na mesma posição.
As dores nas articulações podem causar bastante incômodo durante a gestação. Por isso é fundamental o acompanhamento médico para que esse profissional possa orientar e ajudar a combater os desconfortos típicos desse período.
COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF