Excesso de peso e dor na coluna
É comum que a grande maioria das pessoas sintam dores após um dia cansativo de trabalho. Inclusive, uma das principais causas da aposentadoria por invalidez é devido à dor nas costas por excesso de peso no trabalho.
Os maiores beneficiários são do sexo masculino, com idade entre 50 e 64 anos. Pois eles são os mais afetados, já que estão expostos a carregar mais pesos durante mais tempo.
O que provoca as dores nas costas é postura incorreta, cansaço e excesso de peso carregado, que geram dor imediata ao trabalhador. Se o problema não for tratado desde o começo, a chance de agravar e ocasionar uma doença como escoliose e lordose é muito grande.
E o que fazer para não chegar a esse ponto? O funcionário deve cuidar da coluna ao realizar as atividades diárias, estar sempre se alongando, pegar o peso de maneira correta sem prejudicar a coluna, e não abusar do peso de uma só vez.
Além disso, a Norma Regulamentadora (NR) 17 do Ministério do Trabalho define que o empregador não pode obrigar que o funcionário faça o transporte manual de cargas caso essa atividade comprometa sua saúde e segurança. Além disso, os empregados podem se atentar às normas para que não aceitem essas exigências, e no caso de mais crítico, levar esse caso para o Sindicato e fazer uma denúncia.
O peso máximo para cada encarregado é 60 quilos, dentro do CLT. No caso das mulheres e dos jovens menores de 18 anos, o peso não pode ser maior do que 20 quilos para serviços contínuos e 25 quilos para transportes ocasionais de cargas.
Mas lembre-se, as dores na coluna não se dão apenas pelo excesso de peso, podem considerar a coluna incorreta. Confira quais são as 10 profissões que mais provocam dores na coluna:
- Motorista
- Dentistas e cirurgiões
- Trabalhadores da construção civil
- Trabalhador de escritório
- Mães a tempo integral
- Empregado de fábrica
- Mecânico
- Caixas
- Enfermeiros
- Jardineiros
Por isso, além de evitar o excesso de peso, tenha cuidado com a postura incorreta e quando for levantar o peso, faça de maneira correta. Confira:

Cuide de sua saúde e conte com a GLC para prevenção ou para o seu tratamento!
COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF