Fraturas: Tipos e sintomas mais comuns
A fratura é o rompimento da continuidade do osso, ou seja, a quebra do mesmo. Essa quebra pode gerar um ou mais pedaços.
Acontece principalmente devido a quedas, pancadas e acidentes. As pessoas com mais facilidade em fraturar os ossos são as mulheres em menopausa e idosos, pois seus ossos ficam mais frágeis.
Além disso as fraturas podem ser classificadas de duas formas, sendo:
- Traumáticas: São as causadas por acidentes onde há aplicação de uma força no osso, ou também por movimentos repetitivos que lesionam os ossos aos poucos.
- Patológicas: São as que ocorrem sem explicação ou devido a pequenas pancadas, como nos casos de quem tem osteoporose ou tumores ósseos. Pois elas deixam os ossos mais frágeis.
Com as classificações de causas das fraturas, precisamos classificá-las de acordo com a lesão, veja:
- Simples: Somente um osso é fraturado.
- Exposta: Tendo a ruptura de pele, havendo a visualização do ossos.
Complicadas: Além dos ossos, essa fratura afeta músculos, nervos ou vasos sanguíneos.
Incompletas: São lesões nos ossos que não quebram, e sim fraturam.
Na grande maioria dos casos o diagnóstico é através do raio-X. Dependendo das características e sintomas das pessoas, o médico pode solicitar um outro exame, como a ressonância magnética, além de exames laboratoriais.
Os locais mais comuns fraturados são os braços, clavículas e antebraços, e ao contrário do que pensamos, as pernas são as mais raras por serem mais resistentes. Além dessas, as mais comuns são:
- Fratura na coluna
- Fratura no pé
- Fratura na mão, pulso ou dedo
- Fratura no joelho
- Fratura no nariz
Os sintomas mais comuns são:
- Dor intensa na região fraturada
- Inchaço imediato no local
- Deformidade no local
- Presença de hematomas
- Temperatura maior no local fraturado
- Estalos
Se você estiver com algum desses sintomas é importante lembrar que não é indicado tentar colocar o osso no lugar, pois essa ação pode causar ainda mais danos.
Caso você tenha se machucado e tenha sentido algum desses sintomas procure um médico especializado para que o tratamento seja passado adequadamente para você.
Conte com a GLC para te ajudar em sua recuperação!
COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF