Quais são os sintomas e as causas de Tendinite
Tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão — cordões fibrosos que ligam o músculo ao osso — que causa dor e sensibilidade na área afetada.
Embora a tendinite possa ocorrer em qualquer um dos tendões, é mais comum em torno dos ombros, cotovelos, pulsos, joelhos e calcanhares.
A maioria dos casos de tendinite pode ser tratada com repouso, fisioterapia e medicamentos para reduzir a dor. Se for grave e causar a ruptura de um tendão, pode ser necessário fazer cirurgia. Saiba mais, neste artigo.
Sintomas da Tendinite
Sinais e sintomas de tendinite ocorrem no local em que um tendão se liga a um osso e normalmente incluem dor — principalmente quando se move o membro ou articulação afetada — e inchaço.
Quando consultar um médico
A maioria dos casos de tendinite responde a medidas de autocuidado. Consulte o seu médico se os sintomas persistirem e interferirem em suas atividades diárias por muitos dias.
Causas da tendinite
Embora a tendinite possa ser causada por uma lesão súbita, é mais provável que provenha da repetição de algum movimento específico. A maioria das pessoas desenvolve tendinite porque seus trabalhos ou hobbies envolvem movimentos repetitivos, os quais sobrecarregam os tendões.
O uso de técnicas adequadas é especialmente importante ao realizar movimentos esportivos repetitivos ou atividades relacionadas ao trabalho. Técnica inadequada pode sobrecarregar o tendão e levar à tendinite.
Fatores de risco
Os fatores de risco para o desenvolvimento de tendinite incluem idade, trabalhos específicos ou participação em determinados esportes.
Idade — À medida que as pessoas envelhecem, seus tendões se tornam menos flexíveis, portanto, mais suscetíveis a lesão.
Ocupação — A tendinite é mais comum em pessoas cujos empregos envolvem movimentos repetitivos.
Esportes — É mais provável desenvolver tendinite ao praticar esportes que envolvem movimentos repetitivos, como corrida, natação, tênis, entre outros.
Complicações
Sem tratamento adequado, a tendinite pode aumentar o risco de ruptura do tendão — uma condição muito mais séria que pode exigir cirurgia.
Se a irritação persistir por várias semanas ou meses, a tendinose pode se desenvolver. Esta condição envolve alterações degenerativas no tendão e o crescimento anormal de novos vasos sanguíneos.
Prevenção
Para reduzir a chance de desenvolver tendinite, evite atividades que forcem os tendões por períodos prolongados. Se sentir dor durante um exercício específico, pare e descanse.
Se um exercício ou atividade causar uma dor persistente, é melhor interromper. A dica é mesclar um exercício de impacto, como corrida, com exercícios de menor impacto, como andar de bicicleta ou nadar.
Se a sua técnica em uma atividade ou exercício é falha, você pode desenvolver problemas nos tendões. Sempre que possível, busque instruções profissionais ao iniciar um novo esporte ou usar equipamentos de ginástica.
Alongue após a prática de atividade física para maximizar a amplitude de movimento de suas articulações. Isso ajuda a minimizar traumas e lesões.
Se possível, faça uma avaliação ergonômica do seu espaço de trabalho e ajuste sua cadeira, teclado e mesa conforme recomendado para sua altura, comprimento do braço e tarefa. Isso ajudará a proteger todas as suas articulações e tendões do estresse excessivo.
Prepare seus músculos para jogar. O fortalecimento dos músculos usados em sua atividade ou esporte pode ajudar a suportar melhor o estresse e a carga.
COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF