5 dicas para fazer corridas no dia a dia

Curiosidades - 17 de agosto de 2021

Nunca foi tão fácil fazer corridas no dia a dia. Aliás, com a chegada da pandemia, a grande maioria das pessoas sentiram falta de praticar exercícios. Ainda mais com as academias fechadas, e evitando aglomeração, uma saída saudável foi a corrida. 

Novas pessoas buscaram um ritmo de vida com o objetivo de ter uma saúde mais forte e mais completa. Muitos deles se questionam se existe um ritmo ideal, mas fato é que cada corredor tem o seu próprio ritmo. 

Aliás, o objetivo de quem começa a praticar a corrida é melhorar o ritmo. Por isso, confira algumas dicas para incluir as corridas no dia a dia.

Objetivo das corridas no dia a dia 

Muitos dos objetivos das corridas no dia a dia vão estar diretamente ligados ao ritmo escolhido. Isto é, se o objetivo for emagrecimento o ideal é que seja atingida e mantida a velocidade máxima que o corredor estiver confortável, e com a respiração regular. 

Em casos onde a respiração começa a ficar muito ofegante, é possível reduzir o ritmo e ter uma performance melhor nos próximos quilômetros. 

Com o objetivo direcionado a resistência corporal, é importante que o corredor entenda até onde o seu corpo aguenta ir, e estimulá-lo aos poucos a sair da zona de conforto. Lembre-se, aos poucos e se possível conte com a ajuda de um profissional. 

Cuidado na hora da largada

Provavelmente você conhece alguém que começa a corrida no ritmo mais acelerado que o corpo permite, e em menos de alguns minutos, ele já não está mais aguentando o exercício. 

Para que o ritmo da sua corrida seja saudável, é importante que a largada comece bem e não exigindo o máximo do seu corpo. Aliás, o começo forçado pode causar dores, e atrasar o seu progresso, e até mesmo gerar uma lesão. 

Dica: Aumente o ritmo das corridas no dia a dia aos poucos. Por exemplo, se o seu objetivo é correr 5 quilômetro, o ideal é usar o primeiro quilômetro para aquecer o seu corpo.  

Aliás, se você estiver saindo da zona de conforto, não ache que os 5 quilômetros é um objetivo fácil de alcançar. O ideal é se planejar para fazer progressão de forma saudável. 

Não foque somente no ritmo

Por mais que o seu foco esteja em sempre aumentar o objetivo, o ritmo, o percurso, é importante lembrar de aproveitar a corrida. A melhor maneira de aumentar o ritmo, o percurso e até o objetivo é ouvindo os sinais que seu corpo te dá. 

Muitos desses sinais dependem da alimentação, hormônios ou até mesmo pelo cansaço da semana. 

Portanto, entenda que o seu corpo é um grande termômetro para definir se pode ir além ou se deve manter o ritmo acostumado. As mulheres que correm, sentem o impacto da TPM de forma direta na performance física. 

Cada dia é um ritmo

O seu corpo não vai aguentar o mesmo ritmo todos os dias. Se você fez uma corrida num ritmo mais puxado e num percurso maior, no próximo dia faça um exercício leve. Respeite o seu corpo, deixe-o recuperar. 

Uma opção interessante para os intervalos das corridas, é um treino de natação. Isso porque a natação oferece outro estímulo ao corpo. 

Ajuda de um profissional

Acredite, não é porque o teu amigo teve sucesso num ritmo de corrida que o seu corpo também trará o mesmo resultado. 

Quando você opta por praticar as corridas no dia a dia, é necessário que um profissional esteja te acompanhando. Isso porque ele vai te ajudar a planejar a evolução do seu ritmo e encontrar o momento ideal para avançar no seu objetivo. 

Portanto, é de grande ajuda contar com um profissional de educação física para estar com você nesse novo desafio. 

Conte também com a GLC para dar o suporte necessário com nossos produtos de qualidade, como tornozeleiras, joelheiras e mais.

COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF