Dores no ombro

Saúde - 7 de janeiro de 2021

A dor no ombro é bastante comum e está entre as reclamações mais frequentes nos consultórios médicos, ficando atrás apenas das queixas de dores na lombar e nos joelhos. A estimativa é que cerca de 25% da população em geral seja afetada todos os anos por dores no ombro. 

Na sua grande maioria, a dor no ombro tem origem nos músculos, articulações, tendões ou ligamentos. Outras condições de saúde, que afetam as estruturas do abdômen e tórax, também podem dar origem a dores nos ombros.

O incômodo atinge com mais frequência pessoas entre 45 e 65 anos, sendo as mulheres o grupo mais afetado. Mas não se engane: essa dor pode acometer qualquer pessoa de qualquer faixa etária. Leia nesse artigo, como identificar e prevenir essas dores.

O que pode causar dores no ombro

Quedas e acidentes

Choques mecânicos podem causar dor no ombro, como resultado de um deslocamento, luxação e fratura no próprio ombro ou até mesmo no braço. 

Atividade esportiva

Especialmente as que envolvem movimentos de lançamento com o braço, como natação, vôlei, tênis ou atividades que envolvam o levantamento de peso, como musculação.

Problemas relacionados ao envelhecimento

Algumas causas de dores no ombro, aparecem com mais frequência em pessoas mais velhas, mas isso não significa que são exclusividades desse grupo. 

A artrite está relacionada ao desgaste e estreitamento gradual das articulações. Já a bursite é a inflamação das bursas, bolsas de líquido que protegem as articulações.

A síndrome do ombro congelado

A Capsulite Adesiva é uma lesão inflamatória que, na fase aguda ocorre uma retração da cápsula do ombro provocando muita dor e perda de movimentos. Esta doença desaparece espontaneamente após cerca de 1 ano, evoluindo para a cura total.

Má postura ou mal jeito 

É possível que a forma incorreta de usar o teclado do computador, por exemplo, ou um simples mal jeito do pescoço durante a noite, resultem em dor no ombro.

Como prevenir dores no ombro

Algumas simples mudanças de hábitos já são suficientes para ajudar a prevenir esse desconforto, tais como:

  • adotar uma dieta equilibrada, para diminuir o processo inflamatório do corpo;
  • cuidar da sua postura;
  • se você trabalhar sentado, levantar e movimentar o corpo a cada hora;
  • praticar exercícios regulares com orientação técnica, evitando práticas físicas extenuantes;
  • fazer alongamento antes e depois de praticar exercícios físicos.

Tratando as dores nos ombros

É muito importante o diagnóstico de um especialista. O médico responsável fará uma investigação detalhada e irá indicar o melhor tratamento para cada caso. Sendo necessário ou não, intervenção cirúrgica.

Quando o  tratamento for conservador, ou não cirúrgico, o médico poderá indicar medicamentos e/ou fisioterapia. Para alguns casos, é possível que ele recomende a utilização do colar cervical. Este artigo proporciona um grande alívio e você pode saber mais sobre ele, clicando aqui.

O mais importante é não esperar para buscar ajuda especializada. Quanto mais rápido os seus ombros receberem tratamento adequado, mais simples será livrar os ombros do desconforto da dor.

COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF