Fraturas no joelho: Tipos, sintomas e consequências

Saúde - 16 de agosto de 2021

O joelho é uma articulação que sofre bastante por fraturas dos ossos. Os traumas causados por lesões podem causar desde rompimento de ligamentos até mesmo a quebra dos ossos.

A estimativa é que essas condições correspondem a mais da metade das patologias que atingem a articulação. Isso acontece porque dependendo da gravidade, o tratamento pode ser direcionado a cirurgias e um longo período de recuperação.

De fato, nosso joelho é uma articulação muito importante, formada pelo fêmur e tíbia. Possui também ligamentos que estabilizam a articulação e amortecem os impactos sobre a cartilagem.

Quando as fraturas acontecem?

Os principais motivos das fraturas no joelho são acidentes automotivos e esportivos. A fratura pode ocorrer tanto patela, como também em platô tibial, tíbia e fêmur.

No momento em que a fratura ocorre, o tratamento deve ser determinado após consulta com o ortopedista e vai variar de acordo com cada caso.

Tipos de fraturas

Fraturas da patela

Quando a fratura acontece na região da patela, é muito comum que a causa seja queda com joelho flexionado e traumas direto no joelho.

Esse trauma impede o paciente de estender o joelho, e seu tratamento é realizado através de cirurgia.

Fraturas de platô tibial

O platô tibial, para os que não sabem, é a região que mais sustenta o peso do corpo, isso o torna suscetível a fraturas causadas por quedas de altura e acidentes de moto.

Além disso, ela pode estar associada a lesão de menisco e a ligamentos do joelho. O tratamento desta fratura é realizado através de cirurgia com colocação de placa e parafusos.

Hoje, existem placas e parafusos que permitem cortes menores e menos invasivos, dando a mesma resistência da fixação, mesmo para ossos com osteoporose.

Fraturas do fêmur

O fêmur é o maior osso do corpo humano, e compõe o joelho na articulação. As fraturas do fêmur no joelho ocorrem, principalmente, devido a acidentes de moto e atropelamentos, e nesse caso também há necessidade de fixação da fratura com placa e parafuso na maioria dos casos.

Outras faturas menos comuns como acontecem na fíbula também podem ocorrer no joelho e necessitar de tratamento com cirurgia no joelho.

Sintomas

Os sintomas das fraturas no joelho são dores e inchaços no joelho, dificuldade ou impossibilidade de andar, e até mesmo deformidade no joelho.

Em casos onde a fratura acontece na patela, fica difícil estender o joelho. Já que o impacto foi com o joelho flexionado.

Consequências

Por fim, as fraturas nos ossos do joelho podem vir acompanhadas de outras lesões como rompimento de ligamento, cartilagem e lesão no menisco.

Por isso, assim que ocorrer o trauma, é indicado procurar por um médico especializado. Isso, principalmente, em casos de fraturas expostas.

No período pós cirúrgico, a grande maioria dos médicos, indicam o uso de joelheiras articuladas para manter o joelho imobilizado e assim garantir uma recuperação mais rápida.

Sobretudo, a GLC Ortopedia desenvolveu joelheiras neoprene específicas para cada tratamento. Confira.