Joanete: Quais as causas e tratamentos?

Curiosidades Produtos Ortopédicos - 12 de julho de 2021

Joanete é uma das patologias mais comuns no pés, elas são caracterizadas por um desvio do dedão em direção ao lado oposto dos outros dedos e do primeiro metatarso (osso do pé). 

Conhecido também como hálux valgo, é considerado como uma inflamação de alguns tecidos do pé e que gera dor e incômodo. Além disso, o joanete é causada por um desequilíbrio mecânico entre a parte óssea, a parte tendinoso e a ligamentar da região.

Segundo alguns especialistas, o joanete é mais comum entre mulheres, e pode aparecer em qualquer faixa etária da vida adulta, o que não significa que homens e crianças estejam livres. 

Causas

As causas para o desenvolvimento do joanete podem ser divididas entre causas intrínsecas e extrínsecas. Entenda melhor: 

Intrínsecas

As causas intrínsecas de joanete se dão pelo comprimento dos ossos do pé e da frouxidão do ligamento do mesmo, que podem acarretar o surgimento do problema. 

Extrínsecas

As causas extrínsecas de joanete se dão pelos calçados de salto alto e bico fino, ou também atividades físicas que exigem forças nos dedos dos pés, como o balé. 

Além dessas causas, outras também podem acarretar nos joanetes. Elas são: 

  • Doenças reumáticas como artrite reumatoide, gota ou lúpus;
  • Problemas neurológicos, como AVC, paralisia cerebral ou trauma medular;
  • Segundo pesquisas, 60% das pessoas que sofrem com joanetes têm histórico familiar da doença;

A causa da deformidade é determinada pela união de vários fatores. Por isso, o tratamento ideal para o seu caso precisa ser prescrito por um médico especializado. 

Tratamento 

Para cada caso é designado um tratamento diferente devido à gravidade do problema. Por isso, não deixe de consultar o seu médico. 

Vamos listar alguns tratamentos que podem ser adotados em casa ou pelo profissional. Confira: 

  • Escalda-pés 

O escalda-pés é uma alternativa caseira que alivia os sintomas causados pelo joanete. Consiste em mergulhar os pés em água quente com substâncias relaxadas, como sal grosso, sal de Epsom ou ervas calmantes, como camomila. 

  • Exercícios para a articulação 

O tratamento para joanetes também pode ser feito com exercícios que trabalham na articulação e assim, minimizar a deformidade. 

Uma opção de exercício, é colocar uma toalha no chão e tentar puxá-la com os dedos, e depois empurrá-la. 

  • Alimentação equilibrada

Uma boa alimentação é bom para tudo, inclusive para os joanetes. Opte por alimentos ricos em vitaminas A, C, D e Cálcio. Como os ovos, bife de fígado, cenoura, mamão, feijão, leite e seus derivados e espinafre. 

Comida de verdade é saúde de qualidade. 

  • Produtos ortopédicos. 

Alguns casos são indicados o uso de produtos ortopédicos, como os corretivos para joanetes. 

A GLC Ortopedia desenvolveu o corretivo de joanetes com 100% de silicone, para dar alívio às dores e interromper o desenvolvimento dos joanetes. 

O processo cirúrgico é indicado em casos mais graves para que haja a correção. Mas independente do tipo de cirurgia, os especialistas estão preferindo as técnicas minimamente invasivas, pois causam menores agressões nos tecidos, permitindo que a recuperação seja mais rápida e com menos riscos. 

Não deixe de procurar o seu médico, a sua saúde precisa estar em primeiro lugar. Conte com a GLC Ortopedia para dar o suporte necessário, tanto na prevenção ou no tratamento dos joanetes. 

COPYRIGHT GLC - 2023 | DESIGNED BY MARKETINGCHEF