Lesões do frio: Quais são as mais comuns?

Curiosidades - 28 de junho de 2021

As lesões que aparecem no frio dependem do grau de frio e da exposição do paciente. Algumas doenças são vistas apenas em temperaturas negativas, onde muitas delas representam o congelamento dos tecidos.

Aqui no Brasil, a temperatura negativa não é tão frequente, por esse motivo as lesões que aparecem no frio com mais frequência são as trincheiras e frieiras. Isso porque o vento aumenta a taxa de lesões e a perda de calor por convecção.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas, e saiba como se preparar para o frio.

Pé de trincheira

O pé de trincheira ocorre quando os pés ficam muito tempo imergidos na água, é uma lesão mais frequente aos militares. Isso porque, a lesão do tecido mole é decorrente do resfriamento prolongado, ou seja, os nervos periféricos parecem ser os mais sensíveis a essa forma de lesão.

Sintomas

Os sintomas para a lesão de pé de trincheira são parestesias dos tecidos afetados, logo a aparência do pé é pálida, com pele mosqueada, sem pulso e imóvel. O tratamento com médico especializado é de suporte, mas as medicações vasodilatadoras são indicações neste caso.

Prevenção

Para prevenção desta lesão é necessário que limpe e seque bem os pés sempre que possível, além da aplicação de talco antisséptico ou vaselina nos pés para manter a umidade longe.

Mas em caso da aparição de algo estranho, é indicado procurar um médico.

Frieiras

As frieiras são lesões comuns e caracterizadas por inflamações da pele causadas por exposição intermitente ao longo prazo ao frio. As áreas mais comuns a serem afetadas são os dedos dos pés, mãos, orelhas e pernas.

Aqui no Brasil, pessoas do sexo feminino, jovem, com fenômeno de Raynaud e outras anormalidades imunológicas, como lúpus eritematoso e baixo índice de massa corporal podem apresentar uma probabilidade maior para desenvolver essa lesão.

Sintomas

Os primeiros sintomas aparecem até 12 a 24 horas após a exposição aguda ao frio ou umidade, e são eles, as parestesias dos tecidos afetados que podem evoluir para dor em queimação, coceira, descamação e rompimento da pele.

Tratamento

O tratamento para as frieiras são pomadas antifúngicas, que devem ser aplicadas diariamente até melhorar os sintomas. Evitar umidade, ou seja, tente deixar o pé o mais livre possível.

Dica: Ao dormir, evitar o uso de meias, é importante deixar a região afetada respirar.

Prevenção

Para prevenção de frieiras em tempos frios, tenha o costume de manter os pés limpos e seque os sempre que possível, evitando o excesso de umidade na região, além disso algumas dicas de cuidado:

• Não andar descalço
  • Não usar sapato úmido
  • Trocar as meias sempre que o pé estiver transpirando
  • Secar entre os dedos dos pés, após o banho e se possível usar talco.
  • Não reutilize a toalha que usou para secar as frieiras
  • Opte por usar chinelos ou sandálias abertas nos dias quentes.

Com tanta dica boa da nossa equipe da GLC Ortopedia, temos certeza que o seu inverno será mais saudável. Saiba também como prevenir dores nos membros em dias frios.